A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, no decorrer dos últimos dias, capacitações com profissionais da saúde, para a prevenção do sarampo. No Piauí, há confirmação de um caso e outros sete suspeitos da doença.
 

Os técnicos da Sesapi estiveram nos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia da rede hospitalar estadual, municipal e privada de Teresina e nos hospitais regionais de Floriano, Parnaíba, Bom Jesus e Picos.
 

Também receberam treinamentos os coordenadores da atenção básica e vigilância epidemiológica dos municípios dos territórios Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Itaim e Vale do Canindé
 

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias, sejam vacinadas.  É importante ressaltar  a importância de se dirigir aos posto de saúde mais próximo  de sua residencia e atualizar a caderneta de vacinação de suas crianças. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para esse público. No caso dos bebês, a dose da vacina administrada nestes casos não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.
 

Transmissão

O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.
 

Prevenção

A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde.
 

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

 

Por: Ascom Sesapi