Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Dispensação de medicamentos será regularizada em 30 dias, garante Sesapi
A meta é que em até 30 dias o fornecimento será sanado para os medicamentos orais para os diabéticos e de doença de Crohn.
Em reunião realizada hoje, 9, com a Justiça Federal, a Secretaria de Estado da Saúde e a Diretoria da Assistência Farmacêutica apresentaram o cronograma de regularização de medicamentos dos componentes especializados e antidiabéticos. A meta é que em até 30 dias o fornecimento será sanado para os medicamentos orais para os diabéticos e de doença de Crohn.
Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde adotou uma série de medidas, com objetivo de não só regularizar aqueles medicamentos, como também ampliar o percentual de estoque, mantendo a regularidade permanente na dispensação de todo elenco fornecido pelo Estado.
A centralização do processo licitatório no órgão e a padronização dos medicamentos são estratégias para dar maior agilidade nas compras; adesão ao Consórcio Nordeste, que já em agosto prevê-se a primeira compra conjunta com os demais estados da região; e a negociação com os fornecedores.
Além dessas medidas, outras ações foram iniciadas e postas em prática para facilitar o acesso ao tratamento, como o Guia de Atendimento do Usuário, disponibilizado no site da Secretaria e agendamento do atendimento.
A diretora geral da Assistência Farmacêutica, Wanda Avelino, explanou que mais ações devem ser implementadas, como “melhoria para o acesso do usuário e a criação de um aplicativo constando todas as informações e documentação necessária para obter a medicação, além do usuário poder marcar seu atendimento e obter informações sobre estoque, e também a criação de um sistema próprio e centralizado para compra de medicamento”.
A nova sede da Farmácia também vai oferecer melhores condições físicas e estruturais no atendimento ao usuário. A previsão é que até o agosto, a Assistência Farmacêutica esteja em novas instalações.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou da reunião, além de representantes do Ministério Público Federal, Procuradoria Geral do Estado, Associação dos Diabéticos e dos Pacientes Renais, e ainda técnicos da Secretaria de Saúde e da Assistência Farmacêutica.
Por: Graciene Nazareno