A governadora em exercício Regina Sousa  entregou, nesta sexta-feira (09), o primeiro ônibus “Cegonha da Mamãe”, que é mais um projeto da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). Trata-se de um serviço de transporte gratuito para pacientes após a alta médica, garantindo que as mães e filhos possam chegar em casa com conforto e segurança.
O serviço é novidade no estado e a MDER será o primeiro hospital público do Piauí a receber o ônibus “Cegonha da Mamãe”. O decreto que estabelece a obrigatoriedade do transporte das mães e recém-nascidos às suas casas foi assinado pela então senadora Regina Sousa.
“Temos esse olhar cuidadoso que faz parte das políticas públicas para as mulheres. O conforto das parturientes é essencial para que o bebê comece a crescer saudável e muitas delas têm dificuldades em se deslocar, tendo que pegar transporte coletivo com o recém-nascido nos braços, o que não é ideal nem para a mãe e nem para o bebê. O ônibus também os buscará em casa para a realização de exames quando necessário”, destacou a governadora.
A ideia é expandir o benefício para outras unidades de saúde. “É mais um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que será ofertado diariamente. Atualmente temos cerca de 15 altas por dia. O ônibus sai entre 13h e 14h para deixar a mãe e o bebê em casa e a previsão é que esse serviço chegue às demais maternidades estaduais”, pontuou o diretor da MDER, Francisco Macêdo.
Para a parturiente Maria Rosiane, que teve alta hoje e já foi transportada pelo ônibus Cegonha da Mamãe, a iniciativa é muito importante, principalmente para as mães com poucas condições financeiras. “Trabalho como doméstica, dependo de transporte público para me locomover e o gasto com transportes privados faria muita falta no mês. Hoje pude chegar em casa despreocupada e feliz para dar máxima atenção ao meu bebê”, disse a mãe da recém-nascida, Yasla Jardiele.
A iniciativa dá continuidade a um trabalho de referência no que diz respeito aos atendimentos às gestantes, mães e bebês. “Estamos fazendo uma série de reformas, dentre a nova central de material esterilizado, a nova área de raios x, instalação da Unidade de Cuidados Intermediários na modalidade Canguru, mais 14 leitos de enfermaria que foram entregues, além da Ala D, que está sendo completamente reformada. O Cegonha da Mamãe é mais um serviço que chega para melhorar o atendimento na maternidade”, afirmou o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros