Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Comissão técnica da Sesapi se reúne com governadora para tratar do Programa Vida no Trânsito
Além da Sesapi, orgãos como PRF, OAB, Polícia Militar também participaram da reunião com Regina Sousa
Membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que atuam no Programa Vida no Trânsito se reuniram na manhã desta quarta-feira (07) com a governadora em exercício do Piauí Regina Sousa. A reunião tratou da formação de uma comissão estadual voltado para a prevenção de mortes e lesões no trânsito Piauiense. Participarão da reunião órgãos como a Sesapi, PRF, OAB-PI,UESPI, Polícia Militar, Escola de Trânsito entre outros órgãos.
A reunião também contou com duas técnicas representantes do Ministério da Saúde que atuam dentro do programa vida no trânsito. Vera Lídia é uma destas representantes e aponta o envolvimento do governo do estado como um mecanismo legitimador das atividades do programa dentro do Piauí. “Com o governo a frente desse processo além da legitimidade muito maior, haverá um compromisso maior por parte de todos os setores envolvidos, será uma agenda estadual, voltada para o planejamento de ações que tem como o objetivo final a redução de taxas de acidente e até mesmo mortes no trânsito”, destaca Vera.
Amélia Costa, a coordenadora de epidemiologia do estado, fala que a discussão permite uma evolução do programa vida no trânsito e seus efeitos para a população. “Foi mostrada a realidade do estado e nossa expectativa é de que daqui para frente só tenhamos evolução do programa e suas atividades dentro do estado”, fala Amélia.
A Governadora em exercício, Regina Sousa, aponta que existe uma necessidade de integração entre as atividades dos diversos órgãos que trabalham com a questão da fiscalização no trânsito para promover uma mudança no Piauí no que corresponde a dados sobre acidentes no nosso trânsito.
“Queremos que todos atuem da sua melhor forma de forma integrada, já teremos uma reunião no próximo dia 19 onde será realizada uma oficina de trabalho que determine planos e metas para a atuação dessa comissão. Queremos reduzir tanto os acidentes, assim como a taxa de mortalidade deles e com isso gerar uma economia do que seria gasto caso os acidentes acontecessem, impactando positivamente a economia do estado”, disse a governadora.