Pedro Falcão SESAPI realiza oficina de contratualização para áreas técnicas

Membros de áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) se reuniram na manhã desta sexta-feira (02) para o segundo dia de Oficina do CONASS de contratos e contratualização de hospitais com e sem fins lucrativos. A oficina tem como objetivo ajudar os estados na sua formalização contratual, no que se refere a sua rede complementar, alinhando todas as unidades através de contratos, dessa forma é assegurado um repasse mais organizado, apenas para prestadores de serviços com contratos. A medida preserva e assegura segurança para a gestão estadual no que se refere a contratação de serviços de saúde .

 

A consultora do CONASS, Elisabete Dutra explica que a oficina se torna essencial devido a Lei de Improbidade Administrativa que não permite que sejam  realizados repasses financeiros a prestadores privados sem um contrato formalizado e bem monitorado e avaliado.

“A Oficina trás uma apresentação conceitual com um foco de mostrar que precisamos melhorar nossos processos, ter definido um núcleo contratual onde será feita a tramitação desse processo contratual e promover a melhoria do processo como um todo. Com a presença de várias áreas da instituição aqui na oficina que atuam diretamente com os processos, eles irão entender o papel de cada um deles e dessa forma realizar um trabalho mais organizado e efetivo”, fala Elisabete Dutra.

 

A coordenadora de contratualização dos serviços de saúde do estado, Elizabeth Monteiro, explica que os dois dias de oficina se mostraram muito proveitosos e que com a participação das áreas técnicas da Sesapi que lidam diretamente com os contratos, ajudará a formalizar os processos que hoje existem no estado.

“Essa oficina tem trazido para a equipe da secretaria um aprendizado que irá aumentar exponencialmente a qualidade dos nossos processos de trabalho, influenciando assim diretamente na qualidade de serviço prestado para a população”, fala a coordenadora.