O estado do Piauí está enviando 83 participantes para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que começa no domingo (04) e vai até o dia 07 de agosto. O tema deste ano é “Democracia e Saúde”.
 

Serão 68 delegados e 15 convidados, dentre esses estão dois representantes da Secretaria de Estado da Saúde. “A delegação piauiense parte nesta sexta-feira (02), às 22hs, e retorna de Brasília no dia 7 de agosto após o fim da conferência”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Saúde, João Cabral.
 

O objetivo da conferência é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde.
 

Durante a 16ª Conferência, acontecerão atividades autogestionadas (oficinas com temas relevantes), que serão realizadas no mesmo espaço da 16ª Conferência, de maneira simultânea à programação oficial. Ao todo, serão 31 atividades, com capacidade máxima de 100 pessoas para cada uma delas.
 

Música, teatro, cinema, dança, rodas de conversa, poesia, atividades lúdicas e contação de histórias estão entre as atrações culturais selecionadas para também comporem a programação. A ideia é mostrar a multiculturalidade, valorizar e promover a saúde por meio de linguagens artísticas, bem como o intercâmbio de grupos, a troca de saberes e o fortalecimento das lutas em defesa do SUS.
 

Ao fim da 16ª Conferência, será elaborado um relatório final que dará subsídios para o Plano Plurianual (PPA 2020-2023) e para o Plano Nacional de Saúde.

 

Com informações: Ministério da Saúde