A aquisição de medicamentos de componentes especializados será feita também por meio do Consórcio Nordeste. Com a adesão à entidade, a Diretoria da Assistência Farmacêutica, numa iniciativa conjunta com as demais unidades da região e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS), espera adquirir medicamentos a menor custo, agilizar o processo licitatório, além de evitar pregões desertos ou fracassados. 

De acordo com a diretora geral da Farmácia, Wanda Avelino, a adesão ao Consórcio “vai permitir a redução de custos, que previmos algo em torno de 25% de economia na aquisição de medicamentos fornecidos pelo Estado, já que será feita em grande quantidade, contemplando todas as unidades do Nordeste.”

Wanda explica que unidades farmacêuticas da região prepararam o elenco de medicamentos com maior impacto financeiro; aqueles com maior frequência de processos aquisitivos fracassados ou desertos; os mais demandados administrativo e judicialmente, entre outros critérios definidos pelas equipes, para padronizar os medicamentos a serem adquiridos pelo Consórcio. Todo processo foi feito por meio de formulário eletrônico elaborado em conjunto com o CONASS.

A proposta com o elenco de medicamentos foi apresentada nesta segunda, 29, em Salvador(BA), durante a reunião dos governadores do Nordeste e o lançamento o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

Sobre o Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir de assinatura de Protocolo de Intenções entre os nove estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico; infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal. 

A iniciativa dos noves estados nordestinos tem o propósito de gerar maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.

 

Por Graciene Nazareno