Os dependentes químicos que buscam tratamento de forma espontânea, contam com uma rede de atendimento especializada na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, que compõe a Rede Estadual de Saúde. Só nos primeiros meses do ano, 461 pessoas procuraram a unidade solicitando à internação voluntária. No total foram 272 internações masculinas e 189 femininas.

“Nosso atendimento é porta aberta e acontece de forma espontânea, ou seja, o paciente pode nos procurar no momento em que se sentir à vontade para iniciar o tratamento, caso nosso hospital esteja cheio, nós disponibilizamos um cadastro de espera no nosso serviço social, que conforme as vagas surjam os pacientes desse cadastro são comunicados da disponibilidade de vaga”, explica a diretora da unidade Perla Oliveira.

A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho realiza o atendimento no período de desintoxicação, que dura 15 dias.  “Se médico achar necessário esse prazo pode se estender por mais 15 dias conforme a necessidade do paciente, após esse período nós encaminhamos o paciente para continuidade do tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou em comunidades terapêuticas, o que for mais acessível ao paciente”, lembra a diretora.

Os serviços da Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho funcionam 24 horas por dia. No caso de internações de menores de idade e idosos, se faz necessário a presença de um acompanhe. No local são disponibilizados 21 leitos, sendo dez da saúde mental.

A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho está localizada na Avenida Prefeito Freitas Neto, SN, bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. O telefone de contato é 86-3216-3683.

Por: Amanda Dourado