A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) prepara a implementação de uma plataforma online que ajude na capacitação dos profissionais da atenção básica para seguir os protocolos clínicos ambulatorial que encaminham pacientes para os Centros Especializados para Doenças Crônicas (CEDECS). O projeto tem como objetivo cumprir uma das metas estabelecidas para a SESAPI dentro do projeto do governo estadual “Pilares de Crescimento e Inclusão Social”.

Entre as metas da secretaria estão a entrega de cinco centros especializados para doenças crônicas no Piauí até o final deste ano, assim como a capacitação de 95% dos profissionais que atuam na atenção básica. Com a capacitação dos profissionais, eles terão conhecimento de quais casos deveram ser encaminhados para os CEDECS, ajudando assim a não ocupar os centros com casos que poderiam ser resolvidos dentro da própria atenção básica.

“Com a implantação da plataforma nós queremos ajudar na capacitação destes profissionais de uma forma mais prática. Tudo será feito através da plataforma, com testes e vídeo aulas, além de conteúdos para melhor prepará-los. Para ajudar ainda mais as vídeo aulas serão disponibilizadas também no canal do youtube da SESAPI”, EXPLICA Epifânio Ferreira, assessor do projeto de implantação da plataforma na secretaria de saúde.

Ele explica ainda que a plataforma, em um segundo momento, após cumprir seu papel de capacitação dos profissionais da atenção básica, poderá ser utilizada para outros projetos que venham a ser desenvolvidos dentro da secretaria. “Queremos que a plataforma atinja esse primeiro objetivo e em seguida auxilie em vários trabalhos que sejam desenvolvidos pela SESAPI”, aponta Epifânio.