Garantir a universalização do acesso à saúde é uma das premissas básicas do governador Wellington Dias. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) não tem poupado esforços no sentido de garantir a assistência do Estado a todos os piauienses. O serviço oferece atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em outro município ou Estado quando ele é inexistente no local de origem do paciente.


Sabendo da importância do serviço, o secretário Florentino Neto, vai apresentar o Projeto de modernização do programa, o TFD Digital, que garantirá a automação das operações cotidianas, propiciando informações gerenciais e a humanização do atendimento aos cidadãos usuários do serviço.


“Com o TFD Digital vamos aproximar o paciente da Secretaria de Saúde. A plataforma permitirá mais agilidade no andamento dos processos,  desburocratizando a tramitação e facilitando o acesso ao tratamento”, destaca o secretário Florentino Neto. Segundo ele, será um grande ganho para os usuários do sistema e que resultará em economia para o Governo do Estado.


Atualmente, 4.700 pacientes estão cadastrados no TFD.  Deste total, 40% são transferidos por via aérea e 60% por via terrestre. Do início de 2019 até este mês de Junho, garantindo o funcionamento do programa, já foram empenhados cerca de R$ 5.597.588,31, uma média de R$ 1.119.517,66 por mês. 


Dentro do trabalho de transportar pacientes do interior para a capital e de levar, quando necessário, os pacientes para outros estados, o programa atende a vários tipos de demanda. A maioria dos pacientes que se desloca do interior para Teresina vem em busca de tratamento de hemodiálise, oncológicos ou reabilitação. Já os que necessitam de atendimento fora do estado geralmente são pacientes cardíacos ou que precisam de transplante renal, hepático, córneas e medula óssea.


Os pacientes atendidos por meio do TFD tem total cobertura, sendo financiados o transporte e as diárias para ajudar em todo o acompanhamento.