Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi capacita profissionais da saúde para a prevenção da pré-eclâmpsia
O primeiro território a receber o curso foi o dos Carnaubais.
A Coordenação de Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde, está capacitando médicos e enfermeiros obstetras para a prevenção da pré-eclâmpsia. O primeiro território a receber o curso foi o dos Carnaubais.
O curso é voltado para os profissionais dos 16 municípios dessa região, que trabalham na atenção básica, e aconteceu no Hospital Regional de Campo Maior, que passou a contar com um setor de obstetrícia.
“Nós vamos treinar esses profissionais para que possam diagnosticar a doença no momento do pré-natal e já realizar o tratamento, para evitar problemas no decorrer da gestação e no momento do parto”, lembra a coordenadora de Saúde da Mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé.
Além dos médicos e enfermeiros o curso também conta com a participação dos gestores de saúde os municípios, que firmaram um pacto de colaboração para o fornecimento de medicamentos necessários para a prevenção da doença. “Nós precisamos da ajuda dos gestores da atenção básica, pois são eles que vão fornecer as duas medicações (AAS e cálcio) necessárias para prevenir o pré-eclampsia”, afirmar a coordenadora.
A Pré-eclâmpsia é uma condição rara e séria, e é um dos aspectos importantes a se observar durante a gravidez, os principais fatores de risco são: Doenças autoimune, diabetes mellitus, gestação múltipla atual, hipertensão crônica, hipertensão gestacional anterior, raça negra, intervalo interpartal maior que cinco anos, obesidade, fatores socioeconômicos desfavoráveis e doença renal.
O programa de capacitação dos profissionais da saúde para a prevenção da pré-eclampsia faz parte do Plano Estadual de Ação Contra a Mortalidade Materno e Infantil. “Até o final do ano todos os territórios piauiense receberão esse treinamento, que nos ajudará a reduzir ainda mais os casos de mortalidade gestacional”, ressalta Alzenir Moura Fé.
Por: Amanda Dourado