A Assistência Farmacêutica fez 127.335 atendimentos, entre janeiro a maio desde ano, dispensando 4.162.852 unidades de medicamentos, como ampolas, comprimidos e frascos de componentes especializados. Os dados foram apresentados pela diretoria técnica, que mensalmente, analisa a quantidade de atendimentos realizados para que sejam reforçadas ações para melhoria na assistência aos pacientes.

No período, aponta o relatório, houve um crescimento de 1.093 pacientes que deram entrada em processo para dispensação de medicamentos. Quem buscou o atendimento pela primeira vez foi Gerlavy Leite, para pegar a medicação de seu filho, Sérgio, de 10 anos. A criança vai iniciar o tratamento com Somatropina, hormônio para o crescimento. “Tivemos um atendimento satisfatório, bem rápido. Como é um tratamento longo, já deixamos agendado o próximo atendimento, que é daqui a 30 dias”, afirma.

Aqueles 127 mil atendimentos representam, no total, 21.760 pacientes atendidos, tanto na sede, em Teresina, como nas 20 unidades de atendimentos, distribuídas entre hospitais, clínicas e Farmácias descentralizadas no interior do Estado.

A maior concentração de atendimentos se dá em Teresina, cerca de 65%, como revela o gerente clínico Wisllan Santos, “por conta da concentração dos serviços médicos especializados na capital. Como temos protocolos, que exigem prescrição e avaliação especializada e esses serviços estão em Teresina, os pacientes preferem ser atendidos aqui. A gente estimula que o paciente procure nossas unidades no interior, já que o medicamento é enviado para lá, para sua melhor comodidade”, explica.

A Assistência Farmacêutica atende em torno de 80 doenças, com 210 apresentações medicamentosas. Um princípio farmacológico ativo pode ter entre 2 ou 3 apresentações, que são prescritos de acordo com o tratamento indicado pelo médico.

Na capital, clínicas e hospitais, o atendimento é feito de segunda a sexta, nos dois turnos. No interior, nas dez unidades, no turno da manhã.

 

Por Graciene Nazareno