Na manhã desta quinta-feira (30) a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) realizou a entrega de 762 equipamentos através do Programa “Passo a Frente” na cidade de Esperantina. O programa é uma iniciativa da SESAPI com parceria do CEIR e tem como objetivo facilitar o acesso da população a próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção além de promover confecção, consertos e ajustes de peças para as pessoas beneficiadas pelo projeto.

O programa é realizado em três fases e a entrega dos equipamentos simboliza o fechamento de mais um ciclo do projeto. Primeiramente é feita a articulação, onde a população se inscreve no programa e aguarda a verificação para definir as pessoas que serão contempladas. Em seguida é feita a medição, onde equipes técnicas analisam os selecionados para iniciar a produção de forma adequada dos equipamentos necessários.

 

Dentro da execução do programa através da SESAPI existe a parceria com o Centro de Inclusão e Reabilitação (CEIR), que faz a gestão da Oficina Ortopédica móvel da Secretaria. A Oficina estará presente durante o evento e ajudará fazendo ajustes finais nas peças que serão entregues.

O Coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria de Estado da Saúde, Raimundo Dutra, fala que a entrega simboliza a conclusão de mais um trabalho de descentralização do acesso as órteses e próteses no estado do Piauí. “Desta vez a etapa foi concluída na região dos cocais e essas etapas estão sendo concluídas cumprindo o cronograma estabelecido pela comissão intergestora Bipartite e a gestão está muito satisfeita de poder concluir esta prestação de serviços a comunidade de forma efetiva”.

Além de Esperantina, com a entrega serão beneficiados também os municípios de Luzilândia, Joca Marques, Morro do Chapéu, Joaquim Pires, São João do Arraial, Matias Olímpio e Madeiro do Piauí.

Ao todo foram entregues:

Próteses - 10

Órteses - 21

Coletes - 15

Botas - 05

Palmilhas - 05

Andadores - 18

Bengalas - 123

Sapatos Pé Diabético - 122

Cadeiras de Rodas - 185

Cadeiras de Banho - 258

 

Por: João Marcelo Ferry