À frente da Secretaria de Estado da Saúde desde maio de 2017, o advogado e administrador Florentino Alves Veras Neto inicia mais um ciclo como gestor da saúde pública no Piauí. A solenidade de posse ocorreu hoje, (06), no Palácio do Karnak.

Florentino Neto fala de suas expectativas para a nova gestão “Meu objetivo é que possamos continuar a trajetória de levar serviços de media e alta complexidade para as macro regiões do Piauí, continuar investindo nos Hospitais Regionais  e fazer com que o cidadão piauiense possa ter em suas regiões de saúde um atendimento que seja cada vez mais resolutivo, para que eles dependam menos de estarem viajando para encontrarem atendimento na área de saúde. Vamos dar continuidade ao trabalhos fortalecendo cada vez mais ações que beneficie nos atendimentos da população”, destaca.

Ao longo desses últimos dois anos como gestor da Saúde, Florentino Neto coordenou diversas conquistas, como o início das obras de construção da Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina. A nova maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e o bebê. A obra está orçada, na primeira etapa, em aproximadamente R$ 84 milhões, com recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portela, além do Tesouro Estadual.

A nova Maternidade vai atender numa estrutura hospitalar mais moderna, com o dobro da capacidade na assistência intensiva. Somente em UTI adulta, serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê.

 

Renova Saúde

O gestor criou o programa Renova Saúde, ação que equipou os hospitais públicos da capital e do interior com equipamentos de ponta, facilitando o acesso a cirurgias mais modernas. O Renova Saúde vem permitindo o aumento na resolutividade nos hospitais regionais e ainda o aumento na oferta de serviços em média e alta complexidade.

 

Já foram investidos no programa mais de R$20 milhões, tanto de recursos próprios como de emendas parlamentares.

Além dos investimentos em equipamentos, foram feitas reformas e ampliações na rede hospitalar estadual com abertura de novos leitos comuns, de estabilização e 10 leitos de Unidade Terapia Intensiva no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

 

Mutirão de Cirurgias Eletivas

 

Foram mais de 5.000 pessoas beneficiadas com procedimentos em oftalmologia, cirurgia pediátrica, cirurgia geral e ortopedia, realizados em 17 unidades hospitalares da rede estadual. O objetivo do Mutirão era diminuir a fila de espera na rede estadual, descentralizar serviços e ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos.

 

Criação da Câmara SUS

 

Foi criada a Câmara Permanente de Resolução Consensual de Demandas em Saúde do Estado do Piauí (CâmaraSus). A comissão, formada por representantes de diferentes órgãos, possui a finalidade de julgar administrativamente os pedidos, facilitando os atendimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde que, antes, era necessário ingressar na Justiça.

A câmara tem a intenção de promover a resolução consensual de demandas no âmbito administrativo por serviços ou produtos de saúde a serem fornecidos pelo Sistema Único de Saúde no Estado do Piauí, buscar conciliação e propor soluções para demandas judiciais em trâmite, além de propor aos órgãos e entidades da administração pública, responsáveis pela elaboração e execução de políticas públicas associadas à saúde pública, medidas para melhoria dos serviços e cooperação mútua. Dessa forma, diminuindo custos na administração.

 

Centros de Especialidades Médicas de Parnaíba

 

Também foi inaugurado o Centro de Especialidades Médicas em Parnaíba, que funciona em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI).

O Centro oferta consultas ambulatoriais e exames, além de ser um instrumento de produção de conhecimento aos alunos da área da saúde.

 

Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio

 

Foi lançado o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, que consiste em um conjunto de medidas que devem ser tomadas por diversas instâncias governamentais, municípios e sociedade civil para a prevenção do suicídio, conscientizando sobre a importância do cuidado com a saúde mental. O Plano tornou-se referência nacional.

O Plano prevê a organização das redes de atenção, com qualificação de profissionais, instituição de um fórum institucional e permanente para estudos e implementações de ações, central de cuidados às pessoas com transtorno mental, além de assistência psicossocial 24 horas nas cinco macrorregiões do Piauí: Bom Jesus, Floriano, Picos, Teresina e Parnaíba.

 

Casa da Gestante e Centro de Parto Normal

 

Os cuidados à gestante e bebês foram ampliados com as inaugurações da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera em Parnaíba e Floriano, além da Casa da Gestante do Sistema Prisional, em Teresina. Esta, um serviço pioneiro no Brasil, numa parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Também foram inaugurados dois Centros de Parto Normal, um em Parnaíba e outro em Floriano.

 

Atenção aos municípios

 

Entrega de ambulâncias, kits de fisioterapia, veículos para atenção básica e academias de saúde.

 

Cuidados à pessoa com deficiência

 

Ampliação do programa Passo à Frente, com entrega de equipamentos ortopédicos, como cadeiras de rodas e de banhos, órteses e próteses, para cerca de 100 municípios.

E ainda o início da construção dos Centros Especializados em Reabilitação em Parnaíba e São João do Piauí.

 

"A partir de hoje temos que estar preparados para trabalhar muito! Fazemos parte de um time, somos servidores do povo piauiense. Vamos trabalhar para desenvolver nosso estado e nossa gente", finaliza Wellington Dias, governador do Piauí.

Por Denise Nascimento e Graciene Nazareno