Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretaria de Saúde trabalha ações de sensibilização sobre violência no trânsito
O objetivo da visita ao Piauí foi reunir autoridades ligadas à problemática da violência no trânsito para sensibilizar sobre o crescente número de mortes e lesões no trânsito.
O secretário Florentino Neto e equipe técnica da SESAPI receberam a visita da apoiadora do Ministério da Saúde, Vera Lídia, que representa o Programa Vida no Trânsito. O objetivo da visita ao Piauí foi reunir autoridades ligadas à problemática da violência no trânsito para sensibilizar sobre o crescente número de mortes e lesões no trânsito.
De acordo com os gráficos apresentados, o Piauí lidera a taxa de mortalidade no trânsito no Brasil. A média da taxa de morte no estado piauiense é o dobro da média dos demais estados brasileiros. Um crescimento que vem ocorrendo desde o ano de 2005 e que hoje chega ao patamar de indicadores da Índia, onde o trânsito tem vitimado um percentual muito grande da população.
Segundo a apoiadora Vera Lídia, o estado do Piauí precisa em caráter de urgência fazer articulações com os demais órgãos ligados às questões do trânsito. É preciso viabilizar as estratégias de educação, mas também as ações de fiscalização, estrutura e engenharia para reverter a situação grave do estado.
A Saúde reconhece a necessidade de ampliação do Programa Vida no Trânsito. Neris Junior, membro da Comissão Estadual da Secretaria Estadual de Saúde e responsável pela execução do Projeto Vida no Trânsito (PVT), destaca o trabalho que vem sendo realizado.
“Recebemos a visita da técnica do Ministério da Saúde, Vera Lídia Oliveira, tutora do programa que acompanha as ações que acontecem no Estado. Durante o encontro foram apresentados dados, relacionados a mortalidade no trânsito do Piauí em relação a outros estados. Nós que fazemos parte da saúde, somos responsáveis pelo atendimento desses pacientes, após serem acometidos pelos acidentes de trânsito. E nós que estamos na ponta desses atendimentos, tanto os hospitalares quanto os de urgências, temos sempre os dados estatísticos, para identificar quais os municípios com maiores índices de acidentes no trânsito. São vários órgãos envolvidos buscando ações de prevenção”.
Envolvida com as causas de combate as mortes e lesões no trânsito, no mês de Maio a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar diversas atividades educativas dentro da campanha Maio Amarelo que trata da prevenção de acidentes de trânsito.
Por: Eugênia Reis e Elis Pegado