A Secretaria de Estado da Saúde informa que está investigando um  óbito por suspeita de meningite, de um paciente que esteve internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. O IDTNP, em observância aos protocolos técnicos, está também promovendo todas as notificações e providências relacionadas ao fato.

A Secretaria reitera que as doses da vacina estão sendo disponibilizadas regularmente aos municípios e que há estoque suficiente para atender a demanda do público-alvo. A imunização é feita no terceiro e quinto mês de vida da criança e reforçada no primeiro ano e no período de 11 a 14 anos de idade para meninos e meninas. Não há previsão de vacinação para adultos a não ser em casos de surto.

Somente este ano, o Piauí recebeu 59 mil doses e já distribuiu mais de 55 mil em todo o território. A vacinação oferecida pela rede pública é contra a meningite tipo C. 

Os sintomas da meningite são febre, vômitos e outras complicações como dor muscular. Na ocorrência da sintomatologia como a descrita, o paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para os devidos cuidados médicos. 

A Secretaria enfatiza que não há surto da doença, no entanto, pede aos pais e familiares para que levem as crianças, de acordo com o esquema vacinal, para atualização da caderneta de vacinação.