Levantamento parcial da Secretaria de Estado da Saúde aponta que os hospitais da rede estadual atenderam 11.147 pacientes durante o período de carnaval. Os dados são referentes a 15 hospitais com perfil de assistência em urgência e emergência e compreendem os atendimentos realizados de sábado, dia 2, até as primeiras horas desta quarta, dia 6.

Os hospitais de Floriano(Tibério Nunes), o de Parnaíba(Dirceu Arcoverde), Picos(Justino Luz) e o de Piripiri(Chagas Rodrigues) concentraram mais da metade dos atendimentos, com 6.097 pacientes atendidos, o que representaram 54,7%. 

Somente Floriano concentrou 17% do total do período, realizando mais de 80 cirurgias, contando com as de neurocirurgia, ortopedia e vascular.

Em Parnaíba, cerca de 7% dos atendimentos estavam relacionadas a acidentes de trânsito(este em maior predominância) e armas(branca ou de fogo). O hospital registrou somente uma transferência para Teresina.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, avaliou como tranquilo o período carnavalesco na rede hospitalar, destacando que os hospitais estão abastecidos em sua plenitude, com escalas fechadas. “Observamos que foi um carnaval muito tranquilo, com mais ocorrências de atendimento clínico e poucas transferências para Teresina”, explica.

O SAMU Aéreo fez cinco atendimentos no período de pacientes graves em neurocirurgia e prematuros. As ocorrências foram provenientes de Parnaíba, Floriano e Picos. 

Hospitais:
Tibério Nunes – Floriano – 1.854 atendimentos
Dirceu Arcoverde – Parnaíba – 1.658 pacientes atendidos
Justino Luz – Picos – 1.607 pacientes atendidos
Chagas Rodrigues – Piripiri – 978 pacientes atendidos
UPA de Oeiras – 680 pacientes atendidos
Regional de Campo Maior – 721 pacientes atendidos
Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus – 559 pacientes atendidos
UPA de São Raimundo Nonato – 551 pacientes atendidos
Teresinha Nunes de Barros – São João do Piauí – 513 pacientes atendidos
Senador Dirceu Arcoverde – Uruçuí – 502 pacientes
Leônidas Melos – Barras – 461 pacientes atendidos
Dr. Julio Hartman – Esperantina – 340 pacientes atendidos
Gerson Castelo Branco – Luzilândia – 266 pacientes atendidos
João Pacheco Cavalcante – Corrente – 229 pacientes atendidos
Domingos Chaves – Canto do Buriti – 228 pacientes atendidos

Por Ascom