Para resguardar a vida do folião, a Secretaria de Estado da Saúde elabora o plano de contingência para reforçar o atendimento de urgência e emergência em todo o Piauí. 

Todos os Hospitais Regionais terão reforços nas equipes e em insumos para o período carnavalesco. O aporte de recursos enviados a alguns hospitais estratégicos tem como objetivo dar uma maior resolutividade a atendimentos de urgência e emergência na própria região ou uma transferência com menos riscos para outros Hospitais de referência. O fluxo de atendimento também foi reorganizado. 

Haverá uma mobilização maior para o litoral por conta do intenso fluxo de foliões que vão para a região curtir o carnaval, como explica o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Neris Júnior. 

O SAMU Aéreo também estará de prontidão para atender todo o Estado.

Os hospitais de Parnaíba, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, e de Floriano, Hospital Regional Tibério Nunes, terão cobertura integral no serviço de neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia geral e obstetrícia. Além disso, o hospital de  Oeiras recebe reforços nas cirurgias gerais e serviços de obstetrícia. 

Referência na região sul do estado, o Hospital de Floriano recebe o reforço de mais duas ambulâncias para o período carnavalesco além de novos equipamentos para reforçar o centro de diagnóstico por imagem. O Tibério Nunes também terá escala integral de cirurgião pediátrico. O hospital recebe em média 10 mil pacientes por mês.

 

Por Denise Nascimento