A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará cerca de 2,5 milhões de preservativos masculinos e femininos, além de 400 mil lubrificantes aos municípios para campanhas educativas anteriores e durante o carnaval. 

A coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim, enfatiza que, além dos insumos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o Estado incentiva os municípios a realizarem suas próprias campanhas de distribuição de preservativos. “É imprescindível que as pessoas sejam conscientizadas da importância do sexo seguro e da prevenção de doenças transmissíveis, não só no carnaval, mas em qualquer período”. 

A coordenadora comenta que os dados de AIDS, doença manifestada do vírus HIV, não são satisfatórios e que não houve redução. Em 2015, foram notificadas 416 pessoas com AIDS, em 2016 foram 424 e em 2017, 420 casos. No total, desde que a doença foi descoberta em 1980 até dados parciais de 2018, foram 7.008 pessoas com AIDS no Piauí, sendo a maioria delas, 4.733, homens e 2.275 mulheres. 

A Secretaria de Estado da Saúde também trabalha a busca ativa de casos de doenças transmissíveis por meio dos testes rápidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Fique Sabendo. Em poucos minutos, o paciente tem o diagnóstico, de forma secreta e gratuita, e é encaminhado para a rede de saúde para o tratamento. 

O CTA funciona nos dois turnos, manhã e tarde, na Rua 24 de Janeiro, 124. O usuário deve buscar, nos seus municípios, onde há a oferta do serviço.

 

Por Denise Nascimento