Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí ganha mais um hospital que realiza transplantes de órgãos
No mês de março será feito outro transplante de rim inter vivos na unidade
Os piauienses contam com mais um unidade de saúde que realiza transplantes de órgãos, é o Hospital Unimed Primavera, que no mês de fevereiro realizou o seu primeiro transplantes de rins inter vivos.
A responsabilidade por conduzir o processo, foi o médico nefrologista Avelar Alves da Silva e sua equipe multidisciplinar. A paciente transplantada, Rosângela Paeslandim, recebeu o rim de seu irmão Antonio Marcos Araújo e passa muito bem. “ Estamos acompanhando tanto doador como receptora, que já tiveram alta hospitalar e estão com o quadro de saúde muito bom”, disse o médico nefrologista Avelar Alves.
No mês de março será feito outro transplante de rim inter vivos na unidade, que também pretende implantar o transplante de córnea. “ Sem a ajuda da Central Estadual de Transplantes não teríamos conseguido trazer esse serviço para o nosso hospital, que em breve também contará com a cirurgia de transplante de córnea”, lembra o médico.
Para a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Piauí, Dra Lourdes Veras, a nova unidade transplantadora aumenta as chances de quem está na lista de espera por um órgãos. “ É muito importante termos a parceria da rede privada de saúde nesse processo de transplantes, pois muitos pacientes estão aguardando por uma doação. Essa nova unidade vai nos auxiliar a diminuir esses números”, afirma.
Hoje no Piauí, 368 pessoas estão a espera de um transplante de córnea e 269 aguardam por um rim. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “ Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dias quando o órgão é disponibilizado”, explica a assistente social Rosa Carmelita.
Na rede pública estadual de saúde, os transplantes de rim e córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas.
Por Amanda Dourado