A Secretaria de Estado da Saúde avança na descentralização da assistência à população. Em Oeiras, o Hospital Regional Deolindo Couto, amplia o serviço com a abertura do Pronto Atendimento Obstétrico. A unidade foi inaugurada hoje, 28, que recebeu ainda equipamentos pelo programa Renova Saúde, além de tanque de oxigênio.

Dados do Hospital apontam uma média de 130 partos realizados por mês, tanto naturais como cirúrgico, daí a necessidade de um espaço diferenciado para receber à gestante, como explica o diretor Alípio Sady. “É marco importante na assistência à saúde da mulher, em especial à gestante, porque o Hospital tem recebido uma demanda muito grande de gestante, uma vez que aumentou significativamente o número de partos naturais e cirúrgicos”.

Os equipamentos e o tanque de oxigênio também serão o diferencial na qualidade da assistência. Para isso, foram investidos cerca de R$700 mil em equipamentos, fruto de emendas do deputado federal Assis Carvalho e projetos da Secretaria de Saúde. 

“Os equipamentos que recebemos agora vão melhorar a qualidade do serviço que está sendo prestado. Um cardiotocógrafo, por exemplo, vai fazer uma grande diferença na qualidade da assistência prestada à mulher”, explica Sady.

Participaram da solenidade de inauguração o deputado federal Assis Carvalho e o ex-diretor do Instituto de Águas, Dr. Francisco Costa, além de autoridades locais e funcionários do Hospital.

Complexo Hospitalar Deolindo Couto – Oeiras

O Hospital Regional Deolindo Couto consolida-se como referência na assistência médico-hospitalar na região, contando com uma estrutura de atendimento desde as urgências até os cuidados intensivos. 

Para isso, o Governo do Estado fez investimentos que garantiram a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento(UPA), que atende uma média de 120 pacientes por dia. Somente aqueles casos mais graves são encaminhados para o Hospital Regional, que fica a uma quadra de distância, o que facilita o transporte e dar maior agilidade na assistência.

Com a abertura da UPA, o Deolindo passou a receber pacientes eletivos e abriu 10 leitos de Unidade de Terapia Intesiva(UPA), possibilitando a implantação de novos serviços, como cirurgias de bucomaxilo.

Além disso, o Hospital intensificou as cirurgias eletivas, tanto pediátricas, ortopédicas, gerais e ginecológicas, que são realizadas diariamente e intensificadas aos finais de semana, com a realização de mutirões cirúrgicos.

 

Por Graciene Nazareno