O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 1.281 cirurgias de média e alta complexidade, um aumento de 15,06% em relação ao mês de abril. Os dados são do Relatório de Cirurgias referente ao mês de maio. Para a diretora-geral, Fátima Garcêz, o aumento deve-se ao esforço conjunto da Fundação Hospitalar, que gerencia o HGV desde janeiro 2018 e a equipe do Hospital. 

 

Fatima Garcêz destaca que, desde que assumiu em janeiro, tem se esforçado para gerenciar melhor os leitos, implantando uma ferramenta de gestão para proporcionar uma rotatividade maior dos leitos e, com isso, dar mais agilidade ao atendimento dos pacientes. “Estamos trabalhando na perspectiva de reduzir, cada vez mais, o tempo de espera por um procedimento no HGV”, explica a diretora-geral. 

 

O maior volume de cirurgias foram nas áreas de ortopedia, 308 procedimentos; em seguida a cirurgia geral, que realizou 188 intervenções; em terceiro, a Urologia que realizou 156 cirurgias, seguida da Vascular, com 142 procedimentos e as demais, realizaram uma média de 100 procedimentos no mês de maio. 

 

O relatório aponta ainda que de janeiro a maio, já foram realizadas 5.324 cirurgias no HGV, sendo que o maior volume foi na área de ortopedia, com 1.322 procedimentos realizados.

Por Fátima Oliveira