Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Presidente da Fepiserh visita fundação paranaense para conhecer modelo de gestão
A equipe piauiense ressaltou as semelhanças e as dificuldades iniciais das duas instituições
A convite da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, acompanhado da assessoria jurídica do órgão, esteve nos dias 20 e 21 de março em Curitiba, conhecendo o modelo de gestão da entidade paranaense, que é referência nacional em gestão pública hospitar. A viagem teve como objetivo, conhecer a rotina e logística administrativa da Funeas, para absorver e incorporar alguns pontos na Fundação piauiense.
Assim como a Fepiserh, a Funeas é uma fundação que integra a administração pública indireta do estado do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Tem por finalidade desenvolver e executar ações e serviços de saúde nas unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde. Os moldes de criação da entidade paranaense, foram os mesmos empregados à piauiense. Atualmente, fundação do Paraná administra sete hospitais.
A equipe piauiense foi recebida pelo presidente da Funeas, Carlos Alexandre Lorga, que ressaltou a semelhança das dificuldades iniciais das duas instituições. Ele mostrou ainda, como a fundação paranaense conseguiu organizar a contratação e regularização de pessoal, implantar todo o processo eletrônico administrativo, prontuário eletrônico, dispensação de medicamentos e otimização dos processos internos em cada hospital gerido.
Para o presidente da Fepiserh, Pablo Santos, é importante conhecer in loco, experiências bem sucedidas de gestão pública na área hospitalar, para incorporar pontos positivos na administração da fundação piauiense. "A Funeas é um caso icônico de bom gerenciamento estatal. Viemos conhecer como tudo funciona, para absorver e incorporar, na medida do possível, particularidades administrativas na nossa instituição. A Fepiserh é um órgão recém criado, que tem mostrado resultados positivos para organização dos seis hospitais os quais foi incumbida de gerir. A viagem foi uma experiência muito proveitosa, já que estamos levando experimentações práticas de resolutividade gerencial para nossa casa", destaca Santos.
Por David Carvalho