A população de Floriano e municípios circunvizinhos contam agora com novas instalações do setor de urgência e emergência do Hospital Regional Tibério Nunes. Foram adquiridos móveis e equipamentos e reformadas as Salas de Estabilização, Nebulização e Medicamentos, além da recepção, que foi climatizada, e consultórios médicos, transformando amplamente o ambiente, garantindo assim um atendimento com maior agilidade e mais humanizado.

A reforma do Setor permitiu que se implantasse um protocolo de atendimento informatizado, como afirma o diretor geral do Hospital, Edmar Figueiredo. “Essa reforma, além de manter o ambiente mais acolhedor, vai melhorar o fluxo no atendimento da urgência. Com isso, o paciente terá um passo a passo para onde deve seguir, desde a sua entrada, até o recebimento da alta”.

O diretor explica que, com o protocolo, após o cadastro, o paciente aguarda por meio de painel de chamadas, para ser encaminhado para a Classificação de Risco e depois para os consultórios. 

Se tiver que ser medicado ou passar por outro procedimento, como Nebulização, o paciente é direcionado à Sala de Medicação, que fica ao lado consultório. A Sala conta com seis poltornas, onde um técnico em Enfermagem realiza os procedimentos.

Havendo necessidade de uma rápida internação, o paciente fica na Sala de Observação, dividida entre adulta(feminina e masculina) e pediátrica, ou ainda na Sala de Estabilização, que conta com cinco leitos.

“Tanto a reforma como a implantação do protocolo tiveram uma grande aceitação dos funcionários, que estão envolvidos no processo e muito motivados”, conta o diretor.

 

Por Graciene Nazareno