A Secretaria de Estado da Saúde irá distribuir mil testes rápidos para dengue, zika e  chikungunya para 19 municípios fazerem a triagem de pacientes suspeitos dessas arboviroses. O material, enviado pelo Ministério da Saúde, atenderá todos os 11 territórios piauienses, obedecendo a critérios estabelecidos pelo sistema nacional. 


A distribuição leva em consideração os municípios que tenham laboratório e o número de casos notificados no ano 2017. O técnico em vigilância em saúde, Ocimar Alencar,  explica que os  testes irão agilizar o diagnóstico do paciente, de forma que o médico possa indicar  o melhor  tratamento e cuidados ao paciente, mas que também se faz necessária a confirmação por exame de sorologia.


Dados epidemiológicos


Na 11ª  semana epidemiológica de 2018, o Piauí aponta uma redução de 50,2% nos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017. Esse ano, foram 102 notificações em 10 municípios. Em 2017, foram 205 notificações em dez municípios.  Os dados foram apresentados  pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.

Também houve redução de 46,6% nos casos de dengue, com 362 casos notificados em 32 municípios em 2018. Já em 2017 foram 678 em 50 municípios. Quanto à zika, foram quatro notificações em todo o Estado.

Confira o boletim

Por: Denise Nascimento