James Almeida Saúde dá início às atividades do Novembro Azul

A Secretaria de Estado da Saúde deu início hoje (8) às ações do Novembro Azul, que este ano aborda a temática “cuidar do corpo e da mente é coisa de homem que se garante”.  Houve palestras com profissionais gabaritados sobre saúde do homem, apresentações culturais, orientações sobre doenças transmissíveis e do trato gentio-unirário, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. As ações são voltadas para o público em geral. 

“Cuidamos da saúde do homem o ano inteiro, mas escolhemos o novembro para potencializar mais ações neste sentido, lembrando que o homem tem o hábito de não procurar tratamento médico preventivo por isso estamos aqui desenvolvendo essas atividades” enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também destacou importância da prevenção à saúde principalmente na atenção básica

O médico Dr. Giuliano Aita, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, ministrou palestra sobre saúde e prevenção de doenças genito-urinárias.  “Esse ano nosso foco será importância da mudança nos hábitos de vida e prevenção constante, trabalhando para prevenção do diabetes, hipertensão, falando da importância da saúde mental e prevenção de doenças transmissíveis”, explica Valdite Costa, coordenadora da saúde do homem no Estado. 

Durante todo mês de novembro serão distribuídos materiais educativos, com a realização de palestras em instituições, hospitais e locais públicos e também atividades nas escolas para sensibilização dos jovens a cerca da temática. Além de todo trabalho assistencial que já oferece continuamente à Saúde do Homem no Piauí.

Segundos dados de 2016 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, em Teresina 54,7% dos homens tem excesso de peso e desses, 17,4% possuem obesidade com o índice de massa corpórea maior que 30. Além disso, 21,2% da população masculina possui diagnóstico de hipertensão e 7,2% de diabetes. 

Novembrinho azul

A Secretaria de Estado da Saúde já iniciou também as ações do Novembro Azul em seus hospitais, ontem (7) aconteceu o “Novembrinho” azul que promoveu ação de consultas com urologista, cirurgião pediátrico e nefropediatra, exames de imagem, vacinação para HPV e acolhimento familiar por enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Toda a ação foi voltada para o homem criança e adolescente.

Confira a programção: 

 

Por: Denise Nascimento