Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Projeto piauiense é destaque no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês
Grupo da Vigilância Sanitária foi escolhido para apresentar as ações em São Paulo
O Projeto VISA’socializa Piauí, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) e ANVISA PI, foi um dos escolhidos para ser apresentado no Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês , que ocorreu no dia 25 de outubro, em São Paulo.
A equipe realizou o curso de especialização em Gestão de Vigilância Sanitária, promovido por meio de parceria entre Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e Hospital Sírio-Libanês. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2015 e consiste em proporcionar maior visibilidade das ações da Vigilância Sanitária, divulgando para a população as competências, a importância e as atividades desenvolvidas pelas diversas esferas, federal, estadual e municipal.
O principal objetivo do projeto é resgatar o cidadão vigilante, trazendo a parceria da própria população para ser detentora do conhecimento e aproximá-la da vigilância sanitária, como explica Maria Veloso, gerente de produtos e serviços da DIVISA e uma das integrantes do grupo em destaque, “além disso queremos mostrar que nosso compromisso é com o cumprimento de normas e gostaríamos que ela também fosse disseminadora do conhecimento, estando vigilante junto conosco”, diz.
Uma dessas ações ocorreu em agosto desse ano, com a montagem da estratégia “estações de aprendizagem”, em alusão ao dia da Vigilância Sanitária, foram montados stands em shoppings, terminais rodoviários e praças públicas. “Esperamos resultados a médio e longo prazo, contribuindo para construção do conhecimento a partir da realidade do cidadão e participação popular no controle sanitário. De imediato, já podemos observar manifestações e interesses da população, principalmente, no que se refere às denúncias, apoio do setor regulado e interesses das universidades e das VISAS Municipais em aderir à proposta”, comenta Tatiana Chaves, diretora da DIVISA.
O trabalho teve o reconhecimento da coordenação nacional do curso, que demonstrou interesse da disseminação do projeto por meio de publicações em revistas de grande renome científico nacional.
Por: Denise Nascimento