As mães que acompanham os bebês nas UTIs Neonatal I e II e UCINCo da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) participam semanalmente de atividades diferenciadas propostas pela equipe do Banco de Leite com as acadêmicas de nutrição da Universidade Federal do Piauí e das Faculdades Uninovafapi e Ceut. O projeto, que acontece semestralmente há mais de cinco anos, tem como objetivo proporcionar um momento de descontração às mulheres que estão com seus filhos internados.

A cada semestre, a iniciativa recebe um nome escolhido pelas acadêmicas que realizam atividades diferenciadas com um grupo de mães. Nesse semestre, o projeto foi intitulado de "Mãe, amor maior do mundo" e já realizou sessão de cinema, ginástica laboral, jogo dos mitos e verdades sobre a amamentação e alimentação dos bebês, oficina de artesanato e, na quinta-feira (28), as mães participarão de um dia de beleza.

Segundo Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da MDER, o trabalho faz parte de uma proposta de ação dos universitários que estão estagiando no Banco de Leite da Evangelina Rosa. “Os acadêmicos realizam atividades junto com as mães. A proposta é que cada grupo realize um plano de ação, com a finalidade de fazer com que as mães fiquem uma parte do seu tempo, em uma atividade de relaxamento. Quem participa desses momentos são as mães que estão há uma quantidade te tempo esperando seus bebes. As atividades fazem com que elas ocupem um pouco o tempo, deixando-as mais relaxadas. As mães estão gostando bastantes e o que aprendem nas oficinas elas podem levar para a vida profissional”, explica.

"Essas atividades ajudam bastante. Esse é um momento muito difícil para nos mães de UTI, onde ficamos muito tempo pensando no bebê. Com essas atividades conseguimos exercitar a mente, e nosso estado emocional melhora. Hoje, fizemos um porta-retrato, onde todas iremos colocar as fotos dos filhos para enfeitar o quarto deles quando recebermos alta”, diz, emocionada, Verônica Rodrigues, mãe da Isabela Vitória, que esta internada na UTI Neonatal da Evangelina Rosa há 21 dias.

O Banco de Leite da MDER é um dos mais atuantes do Brasil, prova disso é que a instituição possui o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef em reconhecimento às boas práticas de incentivo ao aleitamento materno. Em premiação recente, foi credenciado nacionalmente com Padrão Ouro - qualificação máxima da Rede Brasileira de Bancos de Leite.

A equipe do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), costuma realizar diversas campanhas sobre a importância da amamentação e doação de leite materno. Atualmente o Banco de Leite da MDER, atende mais de 30 recém-nascidos, que as mães não possuem condições de amamentá-los.

Se você quer doar seu leite entre em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, ligue para 0800 280 2522 ou 3228 -2022 e receba as orientações da equipe do banco de leite humano.

 

Por: Elis Pegado