Elis Pegado Colaboradores da Evangelina Rosa participam de treinamento sobre Brigada de Incêndio

Os profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) estão participando de curso de formação em brigadista que objetiva fornecer subsídios para prevenir e proteger as edificações em geral contra incêndios; as características dos serviços, dos materiais empregados, dos processos de fabricação, entre outros, e determina as soluções mais adequadas a cada situação.

O curso é uma parceria entre o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho com o Corpo de Bombeiros de Teresina e teve início nesta última segunda-feira (18) seguindo até o dia 29 com duração de 40h/aulas. Nesta primeira formação, os participantes estão sendo capacitados para atuarem na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

Segundo Antônio Carlos da Silva Lima, tenente do Corpo de Bombeiros de Teresina e ministrante do curso, esta é uma grande oportunidade para os profissionais. “Essa capacitação é muito importante, pois em caso de emergência toda ajuda é importante, um pouco de conhecimento em cada área, é sempre muito bom para o crescimento do profissional, independente da área que atua”, comenta.

“Essa capacitação dos profissionais de saúde da Evangelina Rosa tem como objetivo principal treinar os colaboradores para aturem na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes”, explica Estela dos Santos Silva, técnica de Segurança do Trabalhado da MDER.

Após a teoria, os profissionais acompanharam a exposição de alguns dos materiais operacionais, exercícios simulados, além de ações emergenciais, como: identificação da situação, alarme e abandono de área, corte de energia, acionamento do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros e combate ao principio de incêndio.

“Esta foi uma grande oportunidade. Aproveitei a oferta do curso para me capacitar. Já queria ter feito antes, mas não deu por condições financeiras, quando soube que seria ministrado o curso na Evangelina Rosa gratuitamente, vi a oportunidade. Este é um curso de grande importância, pois estaremos capacitados para colaborar caso seja necessário”, comenta Ismael Araújo de Sousa, participante do curso e maqueiro da MDER.

Por Elis Pegado