Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Governo lança Plano de Ação e realiza Seminário sobre Prevenção ao Suicídio
Seminário acontece até amanhã no auditório da APPM
O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apresentaram hoje (24) o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. A apresentação se deu em conjunto com o Seminário de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, que acontece até amanhã no auditório da APPM.
Na sociedade contemporânea o suicídio está atingindo índices alarmantes, no mundo a cada 40 segundos alguém atenta contra sua própria vida, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Piauí, 7,6 a cada 100 mil habitantes no Estado cometem suicídio. É a terceira maior taxa de mortalidade por esta causa no Brasil.
O governador, Wellington Dias, destacou a importância de procurar entender cientificamente sobre a temática e comentou sobre parcerias com universidades da Itália e Canadá, referências mundiais em saúde mental. “Queremos trabalhar cientificamente com a academia, inclusive com pesquisadores de outros países, para estarmos mais capacitados e qualificados para assim desenvolvermos políticas para melhor ajudar a população. O que vocês estão fazendo neste evento com certeza marca um momento importante para milhões de pessoas que vivem no Piauí”.
O Seminário contou com a palestra magna do PHD em psiquiatria, Dr. Nelson Goldenstein, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, referência nacional sobre a temática. O evento contou com a presença de mais de 400 pessoas.
Poucos Estados tem um Programa tão elaborado de prevenção como o Piauí está pretendendo fazer, comenta o professor da UFRJ. “O suicídio é um comportamento complexo, é uma eclosão de uma situação gerada por vários fatores, podendo ter raízes diversas, tanto na vida da pessoa, tanto no contexto social ou familiar em que ela é inserida ou como o próprio agravo de um transtorno mental. Precisamos esclarecer diversos fatores e abrir o diálogo para discutirmos abertamente sobre o assunto”, completa.
Os palestrantes esclareceram sobre mitos e verdades sobre a questão, os fatores de risco, condutas a serem tomadas pelos profissionais, investigação de risco, postura de acolhimento e valorização da vida.
“Estamos aqui para juntos pensarmos em soluções e agirmos para prevenir os casos de suicídio no nosso Estado. Precisamos qualificar os profissionais da Saúde, do SUS mas também os da Rede de Assistência Social, trabalhar com a sensibilização dos profissionais da Educação e Segurança”, comenta Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.
Após o Seminário a Secretaria de Estado da Saúde percorrerá todas as macrorregiões implantando os protocolos e dando direcionamentos e qualificado os profissionais nos municípios.
O Plano de Prevenção
O Plano prevê a implantação de fluxos e protocolos de acolhimento e manejo de pessoas que tentaram ou cometeram suicídio para as redes de Atenção à Saúde (SUS), Educação, Segurança e Socioassistencial (SUAS), para isso o Governo investirá na qualificação dos profissionais dessas redes e demais atores intersetoriais que atuam diretamente na rede de cuidados a esses cidadãos.
Será disponibilizado um sistema de hotline, com atendimento em telemedicina para assistência psiquiátrica pelo SAMU. A assistência será ampliada para todo o Piauí com a implantação de leitos psicossociais nos hospitais gerais de Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras e mais leitos em Teresina.
Campanhas educativas serão realizadas para conscientização da população em geral, dispondo de cartilhas com número de telefone e endereços de toda rede assistencial do Estado, direcionamentos e explicações de como agir em certas situações. As campanhas também visam esclarecer sobre depressão e comportamentos autolesivos, ainda muito estigmatizados pela sociedade.
Por: Denise Nascimento