Os profissionais da Escola Técnica do SUS no Piauí recebem nos dias 14, 15 e 16 treinamento para operar o Sistema de Gestão Acadêmica, um programa que permitirá a informatização de todos os processos realizados na Escola, garantindo atualização dos dados e maior agilidade nos serviços prestados pela ETSUS. 

O treinamento será ministrado por comissão de técnicos do Ministério da Saúde, da Fiocruz e da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). O gerente do projeto e pesquisador do laboratório de inovação tecnológica em saúde, Pablo Holanda, responsável pelo módulo prático da capacitação explica que “o principal benefício do sistema é a agilidade na prestação dos serviços, como certificação dos alunos e geração de relatórios de evasão, conclusão de curso e custo por aluno, por exemplo”.

Antes de chegar a Teresina, o treinamento foi realizado em Curitiba, Cuiabá, Belém e São Paulo. No Piauí, serão capacitados 22 funcionários da ETSUS. Pessoas como Gisele Gomes, coordenadora do Pronatec Saúde, que terá o trabalho otimizado “principalmente na certificação com o processo informatizado, melhorando muito para o aluno que podem até mostrar mais interesse em fazer cursos na Escola porque terão maior facilidade”.

O Sistema de Gestão Acadêmica, de acordo com Ruy Casale, pesquisador da Fiocruz, “permitirá, a partir de agora o acesso a um sistema bem elaborado, pensado exclusivamente para as escolas com todas as suas características próprias e voltado para ordenar todos os dados necessários para a gestão de uma secretaria escolar”.

“Temos alunos nos 224 municípios e quando necessitam de algum documento, têm que se deslocar até Teresina. Com a informatização, o aluno que está em Corrente ou Luiz Correa pode solicitar o documento via online e pega no próprio município”, disse a coordenadora da ETSUS, Josélia Moreira.

Ações desenvolvidas no Estado

No último final de semana, 12 e 13 de agosto, as equipes da Escola Técnica do SUS/Piauí estiveram presentes em municípios do interior do Estado realizando uma série de capacitações. Em Oeiras foi realizado o curso de Analises Clinicas; Piracuruca recebeu o Café com Prosa, abordando a violência contra mulher; em Floriano aconteceu o módulo prático de Urgência e Emergência no atendimento a vitimas de trânsito. 

Em Picos e Valença aconteceram aulas praticas para Condutores de Ambulâncias e em São Raimundo Nonato foram capacitados profissionais de saúde sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) nos atendimentos de Urgência e Emergência.