Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Maternidade Evangelina Rosa disponibiliza banho de ofurô para recém-nascidos
O método propicia ao recém-nascido a sensação de relaxamento e funciona também como analgésico
A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) disponibiliza banho de ofurô para os bebês nascidos na unidade desde o mês de junho. A iniciativa tem o objetivo de transmitir aos bebês as mesmas sensações no útero da mãe, servindo para que os recém-nascidos se adaptem mais rapidamente ao novo mundo.
De acordo com a enfermeira Rosimeire de Araújo, o método propicia ao recém-nascido a sensação de relaxamento e funciona também como analgésico e organizador, imitando o ambiente intrauterino. Isso elimina os estados de agitação, insônia e cólica nos bebês.
“O banho de ofurô tem propriedade terapêutica, portanto faz com que o bebê lembre o ambiente no útero da mãe, ocasionando o relaxamento e provocando muitas vezes o sono do recém-nascido durante o procedimento, além de auxiliar no combate a gases, cólicas, insônia, constipação e melhorando a frequência respiratória”, explica a enfermeira.
A profissional de saúde ainda ressaltou que o método é disponibilizado para os bebês internos que apresentam quadro de saúde estável, independente de estar ou não entubado.
O filho de Mel Larice Gomes foi um dos primeiros a serem submetidos ao banho. "Fiquei muito feliz em ver meu filho calmo. Ele não chorou durante o banho", conta a mãe de primeira viagem.
O banho de ofurô pode ser dado desde os primeiros minutos de vida, ainda na sala de parto, até seis meses de idade, ou até quando o bebê ainda couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé. "A mãe também não pode deixar o bebê sozinho, ela deve segurar a cabecinha dele enquanto dá o banho. A água deve ser morna e o local para colocar o balde deve ser seguro", aconselha Rosimeire de Araújo.
Sobre o método
De acordo com a enfermeira, o banho dura de 10 a 15 minutos e para a realização é necessário um ambiente tranquilo e uma música relaxante. A temperatura da água deve estar entre 36º e 37°. É preciso estar sem luvas, para verificar a temperatura ideal da água.
O ideal é que seja colocado ¼ de água no balde, para que o líquido não ultrapasse a altura do peito do bebê e não existir riscos de afogamento. O balde deve ter bordas arredondadas e não deve ser utilizado para outros fins.
Outra orientação importante é que o bebê não pode ser deixado sozinho no local. A cabeça do recém-nascido deve ser segurada durante todo o banho, e deve ser realizado de preferência uma hora após a última refeição, antes do banho e do sono do bebê.
No caso do bebê prematuro, é retirado da incubadora, envolvido em uma mantinha, que só deve ser retirada após alguns minutos dentro do balde, sem a necessidade de uso de produtos de higiene.