Desde que foi certificado como Hospital Amigo da Criança há 20 anos, a Maternidade Dona Evangelina Rosa ( Mder), a maior do Estado e referência em atendimento de alta complexidade, vem buscando criteriosamente cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Uma dessas iniciativas é a realização contínua de cursos e capacitações com sua equipe multiprofissional
 
O curso de “Manejo Clínico em Lactação”, que teve início nesta terça-feira (8) na Maternidade, tem o objetivo de capacitar cerca 100 profissionais que ingressaram na Instituição no último processo seletivo. O grupo foi dividido em duas turmas, com 50 colaboradores cada, e pretende qualificar e dar suporte aos profissionais para que os mesmos possam orientar, dar informações e prestar um apoio direto à mãe e ao bebê durante todo o período de internação.
 
Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da Mder(BLH), a capacitação faz parte da Política de Aleitamento do Ministério da Saúde com iniciativa do Hospital Amigo da Criança ( IHAC). “Lembrando que nossa Maternidade é credenciada como Hospital Amigo da Criança desde 1997”, lembra Vanessa Paz, ressaltando que se trata de uma ferramenta de informação, orientação valorização dos profissionais para prestar cada dia mais um serviço de melhor qualidade para o binômio mãe/bebê.
 
O curso, que acontece até a próxima quinta-feira (10), tem duração de 20 h/a, sendo 16 horas da teoria e 4 horas de prática, momento em que os colaboradores estarão em diferentes espaços da Maternidade, prestando assistência direta à mães e filhos.
 
Conheça A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC
 
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
 
Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, em encontro em Spedale degli Innocenti, na Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País.
 
Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do UNICEF e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deram os primeiros passos.
 
A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde para:
•  informar profissionais de saúde e o público em geral;
•  trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando;
•  apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno;
•  combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.
Com informações da Unicef

 

Por Graciene Nazareno