James Almeida Governo do Estado beneficia cerca de 450 pessoas com peças ortopédicas Adelaide recebeu muleta e calçado ortopédico

A agricultora Adelaide Ferreira, 57 anos, moradora do assentamento Nova Terra no município de Oeiras, foi uma das contempladas com peças ortopédicas entregues nesta manhã, 7, para cerca de 450 pessoas portadores de deficiência. A ação faz parte do programa Passo à Frente, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Nesta edição, o programa entregou equipamentos ortopédicos para a população dos municípios de Oeiras, Campinas, Floresta, Santo Inácio e Simplício Mendes. Em todo o Piauí, o Passo à Frente já beneficiou mais de 3.500 pessoas, em mais de 40 municípios.

São entregues cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito, além de fabricação de órteses e próteses e realizadas e avaliações para uso de muletas.

Além dos equipamentos, foi entregue à população de Oeiras a reforma do Hospital Regional Deolindo Couto que adaptou banheiros e enfermarias para dar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais com colocação de barras e alargamento das portas. “Trocamos também a parte elétrica e hidráulica do hospital que agora funciona todo com luz de LED gerando economia e melhor iluminação, como também realizamos adaptações no centro cirúrgico e reforma do ambulatório, atendendo 100% ao termo de conduta em suas cláusulas de exigência”, disse Alípio Sady, diretor do hospital.

Tudo para atender pessoas como dona Adelaide que recebeu muleta e calçado ortopédico. “Minhas pernas já estão esmorecidas e não tenho condições de comprar esses equipamentos, e com essa ajuda vou puder até trabalhar de novo”, disse a agricultora.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, com esta entrega, além de possibilitar a oferta do serviço para mais perto da população, “proporcionamos também mais qualidade de vida. Imagina o que é para uma pessoa com deficiência receber o mais próximo de sua casa um equipamento, que antes teria que vir para Teresina. É um importante ganho, que se estende para toda a família”, ressalta o secretário.