Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Passo à Frente: cerca de 300 pessoas receberam peças ortopédicas em Valença
A próxima etapa será na segunda, dia 7, em Oeiras
O José Carlos, de 8 anos, recebeu hoje, 3, em Valença, sua órtese. Acompanhado da mãe, a dona de casa Maria das Dores, o menino, que faz reabilitação numa unidade credenciada em Picos, era só sorrisos durante a entrega do equipamento. A mãe já comemora a mudança na qualidade de vida da criança e da família.
“Vai melhorar pra nós, porque as perninhas dele ficam muito duras, sem ele está usando a órtese. E agora que ele vai usar, vai melhorar demais, vai ficar até melhor pra gente trocar ele, botar na cadeira. Botar na cadeira é uma dificuldade, porque ele dobra as pernas. Usando as órteses, fica melhor pra cuidar dele. Vai melhorar bem mais. Com as órteses, ele vai poder dar umas passadinhas”, afirma dona Das Dores.
É por poder proporcionar mais qualidade de vida as pessoas com algum tipo de deficiência, possibilitando melhor mobilidade, que o programa Passo à Frente foi implantado pela Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Secretaria de Inclusão para Pessoa com Deficiência(SEID). De forma itinerante, por meio de uma Oficina para confecção de órtese e prótese, disponibilizada por meio de emenda parlamentar do deputado Assis Carvalho(PT/PI), o programa segue pelo Piauí e já atendeu cerca de 3.500 pessoas, entregando mais de 4.000 peças.
Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o programa “significa a inclusão de pessoas com deficiência, que receberam, após seus primeiros atendimentos, órtese, prótese, cadeira de banho, de rodas, entre outros equipamentos. Essas pessoas terão uma oportunidade maior, de inclusão e com mais dignidade”, afirma.
A entrega de cerca de 300 equipamentos ortopédicos em Valença hoje, 3, contemplou ainda os municípios de Aroazes, Lagoa do Sítio e Pimenteiras. Esse formato itinerante possibilita levar para mais próximo das residências dos usuários do SUS um serviço que antes somente era oferecido em Teresina. “O Passo à Frente faz com que as pessoas que residem no interior do Estado não mais precisem ir a Teresina para ter acesso a uma órtese, prótese, cadeira de roda, porque o Governo do Estado vai até elas, fazendo com que tenham acesso a esses equipamentos sem que precise sair de suas regiões, com mais tranquilidade, com mais autonomia e acima de tudo, com respeito”, comentou Mauro Eduardo, secretário da SEID.
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, também participou da entrega dos equipamentos, reconhecendo o papel inclusivo do programa. “Saber que as essas pessoas vão ter uma qualidade de vida melhor, autoestima elevada, por conta de equipamentos tão importantes para sua locomoção, é de muita alegria”, enfatizou.
A próxima etapa do programa Passo à Frente será na segunda, dia 7, em Oeiras. Serão atendidas cerca de 500 pessoas, contemplando também os municípios de Campinas, Floresta, Santo Inácio e Simplício Mendes.
Por Graciene Nazareno