A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade infantil, pois diminui a ocorrência de diarréias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos. Estima-se que o aleitamento materno reduza em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis.

A partir dessas informações, a equipe do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) realiza diversas atividades sobre a importância da amamentação e doação de leite materno humano, durante a primeira semana de agosto, em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno. A abertura do evento acontecerá no auditório Ursulino Martins da MDER, às 10h dessa próxima quarta-feira (02), com uma palestra “Mãe não amamenta sozinha”, que irá discutir sobre a importância da família e profissionais de saúde no acolhimento e apoio às mães.

Entre os dias 1º e 7, as mães, gestantes e profissionais terão a oportunidade de assistir a palestras gratuitas, em um shopping na capital.

Atualmente o Banco de Leite da MDER atende mais de 30 recém-nascidos, que as mães não possuem condições de amamentá-los.

Por Elis Pegado