Júnior Leal Saúde fortalecerá atuação das Regionais de Saúde no Estado

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se na tarde de hoje (18) com os gerentes e representantes das Regionais de Saúde do Piauí. O encontro teve como objetivo  fortalecer a estrutura e dar mais autonomia às Regionais, dando mais aporte ao processo de descentralização da Saúde no Estado, buscando aproximar as políticas de saúde pública da população.

“Nesse encontro eu quero ouvir cada um de vocês, que me falem das deficiências de todas as Regionais como um todo, mas também as demandas de cada uma delas. Vamos identificar os problemas para acharmos soluções. Também quero nossa reafirmação do compromisso com a saúde pública do nosso Estado, para que possamos juntos fortalecer as estratégias de saúde e levá-las para ainda mais perto da população”, disse o secretário.

Foi debatido o papel atualmente atribuído às Regionais e quais novas responsabilidades serão designadas a elas, além disso, na pauta estavam questões como segurança, melhorias na estrutura física, transporte, equipamentos e outros. Estiveram presentes as regionais de Oeiras, Teresina, Campo Maior, Picos, Piripiri, Valença, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Uruçuí. “Vamos criar um plano, juntos, para reorganizar a estrutura, levando em consideração as particularidades de casa região", completou Florentino.

As Regionais de Saúde do Piauí, atualmente 11, têm o papel de mediar a interlocução entre a Secretaria de Estado da Saúde, municípios e outros órgãos que desempenham funções nas políticas de saúde pública. Ao longo do tempo, a medida que outras instâncias iam se fortalecendo, o papel das regionais acabou sendo atrofiado, como explicou Florentino Neto.

“Precisávamos desse espaço para nos aproximar e poder expor nossas dificuldades e sugestões diretamente ao secretário de Saúde, fazemos parte da Secretaria e queremos trabalhar para a evolução do nosso Estado”, disse Reginaldo Arrais, gerente da Regional de Uruçuí.

 

Por: Denise Nascimento