Trinta e uma pessoas serão operadas, neste sábado (15), durante mutirão cirúrgico simultâneo promovido pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV). A meta é realizar 17 cirurgias de otorrinolaringologia e 14 cirurgias plásticas reparadoras. A cirurgia plástica é mais uma especialidade médica a entrar para a programação dos mutirões realizados pelo HGV.

O cirurgião plástico, Edson Vale, explica que os procedimentos cirúrgicos programados são, em sua maioria, para tratar lesões de pessoas que tiveram câncer de pele ou que apresentam sequelas por traumas, normalmente ocasionadas por acidentes de trânsito. Já em otorrino, acontecem cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia; sendo doze crianças e cinco adultos.

Acontecendo regularmente aos sábados e feriados, as 26 ações realizadas pelo HGV, somente em 2017, atenderam mais de 800 pessoas em diferentes áreas médicas.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, destaca que os mutirões permitiram a redução da fila e do tempo de espera por procedimentos, apesar da demanda ainda ser muito grande. "A fila tem sido reduzida de forma significativa, apesar da demanda ser contínua", pontua Clara.

Ela ressalta, ainda, o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que tem permitido uma ampliação no número de cirurgias em várias especialidades.

Hemodinâmica
No mesmo dia, o Serviço de Hemodinâmica também realizará cinco arteriografias de membros inferiores; exame minimamente invasivo para identificar áreas de hemorragia, estreitamento ou oclusões arteriais.

Por Solinan Barbosa