A Secretaria de Estado da Saúde, na busca para reforçar e aprimorar estratégias de combate às arboviroses no Estado, realiza hoje e amanhã, 12 e 13 de julho, capacitação a agentes comunitários e profissionais de saúde, em Parnaíba. O ciclo de palestras acontece às 14h, no auditório da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Alexandre Alves de Oliveira. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba. 

Naquele município, observou-se um elevado crescimento nos casos notificados de chikungunya no município ao longo de 2017. Somente este ano, foram notificados 178 casos. No ano passado, no mesmo período, de janeiro a junho, foram 61 casos notificados. Durante as palestram, serão reforçadas as ações de combate à dengue, ckikungunya, zika vírus, febre amarela e o vetor aedes Aegypti. Hoje (12) a capacitação será voltada para os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias e amanhã (13), o público-alvo são médicos e enfermeiros. 

Na oportunidade também ocorre exposição e atividades do laboratório móvel do ciclo biológico do mosquito. 
Segundo Francisco Moraes, coordenador da Vigilância Ambiental do Estado, o intuito é fazer uma alerta aos profissionais que trabalham diretamente no combate ao vetor e tratamento das doenças causadas por ele. 

“Mobilizá-los para que tenham ações mais efetivas do cuidado junto à população, essas medidas estão sendo tomadas para que possamos reduzir os índices e número de casos de doenças, não só em Parnaíba mas em todo o Estado”, explica o coordenador. 

Além disso, a equipe está fazendo pesquisas em Parnaíba junto ao Ministério da Saúde para verificar a eficiência do inseticida utilizado no combate ao vetor. Técnicos da Saúde estão instalando armadilhas para a captura dos ovos do Aedes aegypti, esse material será enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para análise laboratorial.

Por Denise Nascimento