O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, realizou neste último final de semana(de 7 a 9 de julho) um mutirão de consultas ambulatoriais ortopédicas. Ao todo, foram realizadas 360 consultas, atendendo adultos e crianças, e ainda seis procedimentos cirúrgicos. Dezesseis cirurgias foram agendadas para este mês de julho. Essa é uma das estratégias do Hospital para reduzir a fila de espera para os procedimentos eletivos, inicialmente na especialidade ortopédica. 

De acordo com o diretor geral, Alipio Sady, havia pacientes que estava com consulta marcada para novembro. “Por conta da demanda, que era muito grande, o Hospital tinha agendamento para até o mês de novembro. Fizemos essa força tarefa para abreviar a fila de espera e atender esses pacientes que precisam tanto das consultas como das cirurgias ortopédicas”. Sady ressalta que os 16 procedimentos deverão ser realizados ainda neste mês de julho. Outros mutirões deverão ser realizados mensalmente, como para cirurgia geral.

A oferta de mais procedimentos eletivos foi possível com a mudança de perfil do Hospital, o que fortaleceu a resolutividade na assistência ao paciente. “Com a saída da urgência para a UPA(Unidade de Procedimento Atendimento), o hospital está fazendo mais cirurgias eletivas, além de ofertar algumas especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, infectologia, oftalmologia, com 80 consultas por mês. São áreas específicas que o Hospital está conseguindo avançar”.

Outro importante avanço foi a abertura de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI), que atende não só os pacientes de Oeiras, mas de toda região, evitando as transferências para Teresina.  

Por Graciene Nazareno