Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Doação de leito materno é incentivada por profissionais do Banco de Leite da Evangelina Rosa
A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade infantil
A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade infantil, pois diminui a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos. Estima-se que o aleitamento materno reduza em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis.
A partir dessas informações, a equipe do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) realiza diversas campanhas sobre a importância da amamentação e doação de leite materno. Atualmente, o Banco de Leite da MDER atende mais de 30 recém-nascidos, que as mães não possuem condições de amamentá-los. Por isso, campanhas de doações são realizadas constantemente, para manter o estoque abastecido.
Segundo Amanda Ferreira, nutricionista, a mobilização para receber doações é constante e ocorrem tanto na Evangelina Rosa, entre as mães doadoras, como nas redes sociais. “Diariamente precisamos de 8 a 10 frascos de leite materno, que é em média uma quantidade de 300ml, por isso as campanhas não podem parar”, comenta.
Como doar
A doação do leite materno acontece de forma simples. É necessário o kit doação que o próprio posto de coleta e banco de leite, entregam para as doadoras. Para o procedimento de retirada do leite, é necessário esterilizar um recipiente de vidro, com tampa de plástico e, com as mãos higienizadas fazer a coleta. Por telefone ou pessoalmente, a equipe do banco de leite orienta como é realizado o armazenamento.
O material deve ser guardado no congelador até o recolhimento. Para doar leite materno, a mãe deve estar saudável e não pode estar fazendo uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.
Amanda conta que a doação possui vários benefícios. “Os benefícios da doação são vários, além de você ajudar a um bebê, a doação de leite excedente evita muitos problemas mamários, como a mastite, causada pelo acúmulo de leite nas mamas”, diz. A nutricionista informa que a doação é uma forma prática e rápida de ajudar bebês prematuros ou que as mães não podem amamentar. “O Kit doação pode ser entregue em domicilio, basta às mães que quiserem realizar as doações ligarem no telefone 0800 280 2522 para solicita, que realizamos a entrega e as orientações”, conclui.
Por Elis Pegado