Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV fará mutirão de cirurgia geral neste sábado (1º)
Esse ano já foram cerca de 770 pacientes atendidos pelos mutirões
Vinte e quatro pacientes serão beneficiados com cirurgias de hérnias abdominais (inguinal, epigástrica e umbilical), colecistectomias (retirada vesícula biliar); além de cirurgias plásticas não estéticas, durante o mutirão de cirurgia geral que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste sábado (1º). Já estão programadas mais três ações para o mês de julho, nas áreas de ortopedia, dia 8, otorrino e cirurgia plástica, dia 15, e novamente ortopedia, dia 29.
De janeiro a junho deste ano, o HGV realizou 25 mutirões e atendeu cerca de 770 pessoas em diversas especialidades médicas.
A diretora geral do HGV, Clara Leal, destaca que os “mutirões fazem parte das ações implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção do Hospital para reduzir a fila e o tempo de espera por um procedimento cirúrgico”.
O coordenador da clínica cirúrgica, Hamilton Fontes, explica que as hérnias, por exemplo, podem causar dor e desconforto. "Os mutirões ajudam a diminuir a fila de espera por esse tipo de cirurgia. Agilizar esses procedimentos é proporcionar a essas pessoas uma melhor qualidade de vida", completa o médico.
Farão parte da equipe os cirurgiões Hamilton Fontes, Francisco Karlos Leal e Caio Alcobaça. Os anestesiologistas Abílio Serzedo e Maria das Graças Cavalcante. Além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.
Por Solinan Barbosa