Denise Nascimento Governo e Universidade alemã investem em pesquisa no Piauí

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se hoje (26) com pesquisadores alemães da Universidade de Greifswald , Alemanha, para articular o desenvolvimento de pesquisas sobre acidentes de trânsito. O encontro aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas da Uespi (Facime), que é também uma das instituições, juntamente com a Universidade Federal do Piauí, promotoras da parceria.

Os esforços se dão para a elaboração de mecanismos e desenvolvimentos de ações que diminuam a quantidade de acidentes de trânsito no Estado, reduzindo assim a quantidade de óbitos, atendimentos de urgência e emergência, procedimentos complexos em traumatologia e possíveis sequelas aos acidentados. 

“Algo que é extremamente motivador para os nossos pesquisadores nessa área, queremos estabelecer essa possibilidade de cooperação entre os nossos técnicos e os pesquisadores alemães. Nessa parceria que visa à melhoria dos serviços do SUS na área de traumatologia e principalmente a promoção da vida”, diz o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que declarou todo apoio ao desenvolvimento das pesquisas.  

A parceria irá proporcionar também mais intercâmbios acadêmicos, em diversos níveis, entre Alemanha e Piauí, proporcionando qualificação de excelência para os profissionais que atuam e atuarão com a saúde no Estado. A parceria proporciona o incentivo à criação de residências médicas na área de traumatologia e neurologia, minimizando as possíveis sequelas de um acidente, por meio de uma reabilitação de excelência. 

Os pesquisadores alemães já estiverem reunidos anteriormente com as instituições parceiras e hoje deram continuidade as discussões também com outros órgãos para definição de alguns direcionamentos práticos a serem tomados. O primeiro deles é a criação de um comitê principal, formado por SESAPI, UFPI e UESPI, no qual o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Dr. Telmo Mesquita, nomeado representante da Saúde. 

Além deste comitê, também será formado um grupo maior, onde seriam discutidas ações em conjunto com DENTRAN, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Educação e outras instituições para que possamos trabalhar em consonância para a diminuição dos acidentes de trânsito. 

O secretário Florentino Neto também comentou que a Secretaria de Estado da Saúde será a sede do comitê, destinando uma sala específica para esses debates e elaboração de estratégias serem tomadas. Além de permitir maior acesso à integração das regionais de saúde nas ações de trabalho do grupo de discussão. 

Por Denise Nascimento