Elis Pegado Comunicação Efetiva é tema discutido na Evangelina Rosa

Com o propósito de melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde e usuários, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está promovendo um ciclo de capacitação de “Protocolo em Comunicação Efetiva”. A formação teve início nesta segunda-feira (12) e segue até quarta-feira (14), com capacitação de nove turmas nos turnos manhã, tarde e noite, contemplando em media 540 profissionais.

Ministrada pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), a capacitação faz parte do módulo III da Capacitação em Segurança do Paciente, sendo uma das ações que integra o processo de melhorias que a maternidade vem passando.

A capacitação tem como objetivo garantir o treinamento dos profissionais da maternidade nos protocolos do Núcleo de Segurança do Paciente, garantindo uma boa assistência aos pacientes desta instituição, reduzindo os eventos adversos causados por falha na assistência, além de instituir a prática de uma comunicação efetiva e livre de falhas.

A comunicação é uma forte aliada para essas mudanças que estão sendo implantadas na Evangelina Rosa, além de ajudar na melhoria dos serviços oferecidos pela unidade de saúde. Cerca de 1500 colaboradores vêm sendo capacitados em diversas categorias.

Para a enfermeira Rhoshana Chrysthyanne Barros, a ideia é aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo desenvolvido. "A expectativa é melhorar os registros das demandas apresentadas pelas pacientes, organizando o fluxo da assistência. Uma boa comunicação é responsável por uma melhoria de aproximadamente 60% das atividades dos serviços. Todos os serviços dependem da comunicação de todos os setores e a mudança de atitudes, faz toda a diferença na qualidade”, destaca.

A servidora Joseline Val Oliveira Duarte, enfermeira do NEPPS, afirma que a capacitação é de extrema importância. “Com a comunicação sendo feita de forma adequada, todo o funcionamento dos setores serão realizados corretamente melhorando as atividades”, comenta as servidoras.

A capacitação é uma iniciativa no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e conta com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEEPS) da Evangelina Rosa.

Por Elis Pegado