A comunidade acadêmica da UESPI terá a oportunidade de contribuir, na próxima terça (13), com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí – HEMOPI. O centro estará presente, através de uma unidade móvel, no campus Poeta Torquato Neto, das 8h às 17h. Desta forma, centenas de estudantes, técnicos e professores poderão participar desse ato de cidadania que é a doação de sangue e coleta de medula óssea.

O ônibus do HEMOPI ficará localizado no estacionamento próximo ao pátio do CCN, onde ficam os caixas eletrônicos. Para fazer a doação, a pessoa deverá ter dormido bem, ter mais de 50 quilos, idade superior a 16 anos e trazer documento de identificação oficial com foto. “Escolhemos a universidade pelo poder e visibilidade da própria UESPI. Essa parceria já vem há algum tempo, essa não é a primeira campanha e só vem a fortalecer o abastecimento de estoque de sangue do estado, além de mostrar pra população da universidade a importância da doação de sangue e dos próprios alunos fazerem esse ato de cidadania”, comenta Hortência Rocha, supervisora de coleta externa do Hemopi.

"Estamos comemorando o Dia Mundial do Doador de Sangue, que é no dia 14, então resolvemos fazer essa parceria com a universidade para comemorar e contribuir com o abastecimento nesse período de junho, quando se aproxima o período de férias, em que os doadores se afastam um pouco”, acrescenta Hortência.

“O HEMOPI já é parceiro da UESPI há um bom tempo, e colocar uma unidade de coleta dessas dentro da universidade é promover cidadania, à medida que nossos estudantes, professores, técnicos vão poder fazer a doação. Isso é um ato de solidariedade, de cidadania, um ato educativo também, então a universidade está abrindo as portas pra que sua comunidade acadêmica também possa contribuir com uma instituição tão importante e que necessita do nosso apoio como é o Hemopi”, concluiu Raimundo Dutra, pró-reitor de extensão e assuntos estudantis da UESPI.

Por Jônatas Freitas