Entre os dias 12 e 14 de Junho, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí - Hemopi vai promover ações em Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano sobre a passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue. O hemocentro se engaja na campanha do Junho Vermelho, movimento nacional criado para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue o ano inteiro, e promove uma série de ações em Teresina e no interior para incentivar a doação voluntária de sangue. 

As atividades iniciam na segunda-feira (12) no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A unidade Móvel ficará localizada no pátio entre os Centros de Ciências da Educação (CCE) e Ciências Humanas de Letras (CCHL) das 8h às 17h. 

Na terça-feira (13), será a vez da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Pirajá receber a Unidade Móvel, equipamento que deve reforçar as coletas externas promovidas pelo Hemocentro.

"A Unidade Móvel vai otimizar o acesso ao doador, o transporte do sangue coletado em ações externas e qualidade da transfusão, já que ele está adequado a todas as normais de biossegurança previstas em lei. É uma forma de levar o Hemopi para mais perto da população", explica a diretora de Captação de Doadores e Interiorização, Veronésia Rosal. 

E na quarta-feira (14) os doadores que comparecerem à sede do Hemopi serão recepcionados em clima junino e devem receber uma homenagem pela passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Parnaíba, Picos e Floriano também haverá ações em comemoração a data. 

De acordo com o diretor geral do Hemopi, Jurandir Filho, para manter a capacidade de atendimento aos hospitais da rede pública e privada do Estado, cerca de 200 bolsas de sangue deveriam ser captadas diariamente."O mês de junho tem sido usado para sensibilizar a população de que a doação de sangue é importante o ano todo. É momento de esclarecer sobre a doação e também agradecer aqueles que colaboram como nosso banco de sangue de forma fixa". 

Ele lembra ainda que em períodos de feriados e férias as doações costumam sofrer uma baixa. "No momento, nosso estoque é suficiente para atender a demanda, mas precisamos manter a média de doações para que não falte sangue em períodos mais críticos como as férias que se aproximam". 

Para doar é preciso ter entre 16 (com autorização) e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identidade com foto.

Por Sana Moraes