HGV realiza 20 cirurgias ginecológicas em mutirão neste sábado (10) Clínica Ginecológica do HGV

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (10), 20 cirurgias ginecológicas em regime de mutirão. Segundo o coordenador da Clínica Ginecológica do HGV, Pedro Victor, serão realizados procedimentos para solucionar o problema de pacientes com hemorragias devido a miomas, prolapso de órgão pélvicos e nódulos mamários. Em 2017, o HGV já realizou 23 mutirões em várias especialidades médicas, com mais de 700 pessoas beneficiadas.

Pedro Victor explica que serão realizadas, em regime de mutirão, 11 setorectomias (esvaziamento ganglionar), uma histeroscopia (visualização interna do útero para verificar alguma alteração), retirada de cisto vaginal, uma sling (indicada para incontinência de esforço quando o tratamento conservador falha), três histerectomias (retirada de útero), uma conização (tratamento de alterações no colo do útero), duas colpoperineoplastia (cirurgia plástica para correção da vagina e do períneo).

O mutirão terá a participação de quatro cirurgiões, Pedro Vitor,  Virginia Araújo, Benedito Borges e Patrícia Rodrigues.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, destaca que os mutirões tem permitido a redução do tempo de espera por procedimentos no HGV e para a diminuição da fila, apesar da demanda ainda ser muito grande. "A fila tem sido reduzida de forma significativa com ajuda dos mutirões, apesar da demanda ser contínua", explica Leal.

Ela ressalta o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que tem permitido uma ampliação no número de cirurgias em várias especialidades.

Por Fátima Oliveira