Junior Leal Passo à Frente muda a vida das pessoas com deficiência

O aposentado Manoel de Araújo, 69 anos, não cabia em si de tanta felicidade quando recebeu sua perna mecânica. Sorridente, o morador de Piripiri repetia “ainda nem caiu a ficha”, ao receber seu equipamento ortopédico pelo Programa Passo à Frente, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência.  

“Quando eu soube que ia receber a perna mecânica, foi uma felicidade e tanto. Eu não tenho condições de comprar. Essa perna representa muito. Sem ela, já não sou nada. Vou dizer assim: sou pouco demais e sem a perna mecânica, não sou nada”, afirmava o aposentado. Como ele, mais de 800 pessoas receberam algum tipo de equipamento ortopédico nesta sexta, 2, em Piripiri, contemplando ainda os municípios de Boa Hora e Batalha. 

Sem a necessidade de deslocar-se a Teresina, os beneficiários recebem órteses, próteses, cadeiras de rodas comuns e adaptadas, cadeira de banho, botas, palmilhas, muletas, bengalas, andadores e sapatos para pé diabético. Em todo Estado, em mais de 40 municípios, mais de 3.000 pessoas já foram beneficiadas. 

“Poder trazer esses equipamentos para mais perto das pessoas, mudando suas vidas, é o maior ganho do Programa. É contribuir para superar limites, fazer mais e melhorar a autoestima. É o que vemos aqui, em Piripiri, já vimos e veremos para mais pessoas, em mais municípios”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

A melhoria na vida das pessoas já é sentida pela dona Maria Raimundo da Conceição, 75 anos, da zona rural de Piripiri e que recebeu muletas. “Agora meu caminhar vai ficar melhor. Porque até agora, eu vou caminhando pelos outros, nos braços dos outros. Com as muletas, tudo vai ficar melhor”, afirma 

Essa melhoria na qualidade de vida, com mais mobilidade, como de dona Raimunda e seu Manoel, é que se espera com o Programa, enfatiza o secretário da SEID, Mauro Eduardo. “Sabemos das dificuldades que eles têm para se deslocar para Teresina, para ter acesso a equipamento de órtese e prótese, e outros meios auxiliares de locomoção. Agora, como o Passo à Frente, isso facilita o acesso dessas pessoas sem que elas precisem sair do seu município. Mais que entregar os equipamentos, com esse projeto, estamos melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”. 

O Passo à Frente conta com uma oficina itinerante de órteses e próteses, onde são feitas as medidas e moldes dos equipamentos, sem a necessidade de deslocar-se a Teresina. Dessa forma, ao descentralizar a oferta do serviço, as pessoas com deficiência têm maior agilidade no atendimento e recebem suas peças mais próximo de suas residências. Todo atendimento e a disponibilização das peças ortopédicas são gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde(SUS).

As próximas entregas serão realizadas em Valença e Oeiras.

Por Graciene Nazareno, com informações de James Almeida