O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (3), um mutirão cirúrgico simultâneo em duas especialidades médicas que beneficiará 41 pessoas. A meta é realizar 27 cirurgias na especialidade de cirurgia geral e 14 em otorrinolaringologia.

Já estão programados mais três mutirões para o mês de junho, sendo um simultâneo nas áreas de ginecologia e oftalmologia (10), e dois de ortopedia (15 e 24).

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, destaca que os mutirões têm alcançado resultados positivos. “Ampliamos o número de cirurgias e, assim, reduzimos a fila e o tempo de espera. De janeiro a maio deste ano, já realizamos 22 mutirões em várias especialidades médicas, com cerca de 660 pacientes atendidos``, completa a gestora.

Em cirurgia geral, serão procedimentos cirúrgicos de colecistectomia (cirurgia da vesícula), hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal) e coloproctológicos (hemorróidas e fístula).

O coordenador da Clínica Cirúrgica, Hamilton Fontes, diz que com os mutirões a fila de espera por cirurgias reduziu, principalmente para as hérnias abdominais. ``Nesse mutirão, contaremos também com profissionais da coloproctologia. E nospróximos, com as equipes de cirurgia plástica e de cabeça e pescoço``, destaca o cirurgião.

Já em otorrino serão realizadas cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide), adeno-amigdalectomia, todas em crianças de 4 a 14 anos.

Por: Solinan Barbosa