João Albert Evangelina Rosa conta agora com 64 leitos de UTI neonatal e cuidados intermediários

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta segunda-feira (29), 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI neonatal) na Maternidade Dona Evangelina Rosa. Com a ampliação, a maternidade passa a ter 30 leitos de UTI neonatal, além de 34 leitos de cuidados intermediários para atender os bebês prematuros que necessitam de cuidados especiais.

Segundo Wellington, os leitos fazem parte de um investimento que está sendo aplicado em todo o estado, com o objetivo de diminuir os índices de mortalidade infantil. “Demos mais um passo na ampliação dos atendimentos de alta complexidade, o que contribui para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O trabalho feito aqui na maternidade possui um grande efeito no resultado da expectativa de vida da população, portanto, continuaremos trabalhando para salvar vidas”, destacou Dias.

Para a mãe da pequena Emanuele, Vanessa Correia, os novos leitos são sinônimos de esperança para as gestantes. “Eu estava no quinto mês de gestação quando o parto precisou ser feito e minha filha veio ao mundo muito prematura, precisando imediatamente ser transferida para a UTI neonatal de alto risco, onde ficou por um mês. Felizmente, ela teve essa oportunidade, mas não é o caso de todos os bebês, pois, às vezes, faltam vagas nos leitos. Com a ampliação, as chances dessas crianças prematuras aumentam significativamente”, disse Vanessa.

Foram investidos R$ 638 mil na implantação dos 10 leitos de UTI neonatal. Outros investimentos ainda estão previstos na Evangelina Rosa, como a reforma da Admissão e na Ala Administrativa, que darão lugar a 52 novos leitos, salas de repouso e estabilização. “Também estamos investindo no interior do estado, com a construção de unidades de cuidados intermediários e os leitos já inaugurados de UTI neonatal em Parnaíba, Floriano e Picos”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Para a melhoria do atendimento materno-infantil, o Governo do Estado investirá ainda na construção da Maternidade de Referência do Piauí, em Teresina. A obra está orçada em mais de R$ 83 milhões e aguarda a assinatura da ordem de serviço.

Fonte: Portal Governo do Piauí